Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Makalister lança novo EP, ouça “A Terça Parte da Noite”

O EP contém quatro faixas, todas produzidas pelo próprio Makalister e que seguem um padrão, com boombaps mórbidos, lírica única e muitas referências.

Makalister subiu de nível após o lançamento do seu último EP, não foi atoa que a equipe do RND e de parceiros do site elegeram o disco do Makalister como o sexto melhor lançamento de 2015, um trabalho bem feito da primeira até a última faixa.

Adoramos dividir o rap nacional, entre sul, sudeste, nordeste e etc. Makalister ultrapassou as barreiras regionais, ele não pode ser chamado mais de apenas um rapper regional.

Observamos uma grande diferença entre o seu EP de 2015 (Makalister Renton EP) com o seu novo EP (A Terça Parte da Noite), nesse novo EP você consegue sentir que os beats entram numa vertente mais sampleada. Já no seu antigo EP vemos um emaranhado de sintetizadores dando vida as faixas, algo moderno.

Makalister em conversa com RND disse que o motivo da escolha do nome do EP “A Terça Parte da Noite“vai além de uma simples referência a um nome de filme “Trzecia czesc nocy” que em português significa “A Terça Parte da Noite“, é o primeiro filme de Andrzej Zulawski, diretor de cinema polonês. Ele explica que a terça parte da noite é o momento que ele geralmente encontra a si mesmo assistindo os filmes e fritando o seu cérebro nos assuntos mais mundanos e modernos que congestionam sua mente.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLathH0z3CHg_AuO8-fDojzR8ajVyfTh8-

Makalister lançou o primeiro single desse EP no dia 29 de janeiro, “Exercício de Mulheres Que Amei“, quase um mês após o lançamento do seu primeiro single ele lançou o segundo single do EP, “A Terça Parte da Noite Não Dormi“. O EP contém quatro faixas, todas produzidas pelo próprio Makalister e que seguem um padrão, com boombaps mórbidos, lírica única e muitas referências, principalmente na faixa “A Terça Parte da Noite Não Dormi“.

Makalister segue fazendo músicas com referências futebolísticas, ele sempre deixa alguma citação, mesmo que de forma suave sobre futebol e logo na sua primeira faixa do EP ele solta uma referência sobre o assunto:

[su_spoiler title=”Trecho” style=”simple” open=”yes” icon=”plus-circle”]

“Vesúvio em colapso.
O pecado de Baggio
Persona é tão baixo”

[/su_spoiler]

A terceira faixa do EP, “O Mundo e Suas Voltas Redondas“, faz inúmeras, confira algumas citações nessa faixa:

[su_spoiler title=”Trecho” style=”simple” open=”yes” icon=”plus-circle”]

“Na meia cancha: Fernandes, Bilu e Carlos Alberto
Tudo se pode aos pés da tríade
Tricampeonato vi ali
“2001, Uma Odisséia ao Acesso” vivi
De cima da saída 2, vi o mundo
Elencos absurdos, Michel Bastos e Edmundo”

[/su_spoiler]

Na última faixa do EP, a faixa 4, ele faz outra referência ao futebol, logo de ínicio ele faz menção a um dos maiores jogadores que já vestiu a camisa do Flamengo nos tempos recentes:

[su_spoiler title=”Trecho” style=”simple” open=”yes” icon=”plus-circle”]

“O tempo cobra como Petkovic
Aos 43 quem que compete por ti?”

[/su_spoiler]

A única faixa desse EP que não tem nenhuma referência ao futebol é a faixa 2, “A Terça Parte da Noite Não Dormi“, mas essa faixa tem tantas outras referências que merecem ser vistas de forma separada. Até agora ela é a única faixa que ganhou vídeo que foi lançado na última sexta-feira, 26 de fevereiro.

[ytp_video source=”0OwYOYo9TwE”][su_spacer]

“A Terça Parte da Noite Não Dormi” é uma música com muita densidade, ao ouvi-la você se depara com uma quantidade muito grande de referências sobre cinema, citamos alguns nomes de filmes encontrados na música:

[su_spoiler title=”Referencias” style=”simple” open=”yes” icon=”plus-circle”]

Terra em Transe, Santa Sangre Raising Arizona/Arizona Nunca Mais, A Dupla Vida de Veronique, Gegen die Wand/Esposa Turca (referência do artista), Dias Selvagens, Bad Boy Bubby, Dente Canino, Elephant/Elefante, Irreversível, Carne, Cavalos de Turim, A Terça Parte da Noite.

[/su_spoiler]

É difícil você entender essa música, sem ter assistido aos filmes citados na música, são filmes antigos, undergrounds, densos, sujos, pesados. Filmes que retratam o medo em suas diversas formas, filmes que retratam o impulso, a violência, o sofrimento.

Quando você ouve a palavra “amor” você sabe o que aquele verso significa (em geral), quando você ouve a palavra “carne” você também geralmente entende o significado da palavra dentro do verso, porém na música “A Terça Parte da Noite” a palavra “carne” tem um significado maior, até porque essa é uma referência a um curta-metragem de 1992.

Existe duas formas de entender essa música, uma você simplesmente apreciando o rap enquanto o Makalister rima e a segunda forma é ouvi-la após assistir todos os filmes citados por ele nessa faixa.

A última faixa do EP, a faixa 4, “Amores Perros“, uma faixa que já contava com uma versão lançada na internet em 2015, ao ouvir as duas você sente uma grande diferença de entonação, na versão de 2015 ele rima com uma maior empolgação, em geral ele coloca versos mais sinceros em cima do beat, já na versão de 2016 ele rima de forma mais natural e um tanto quanto cansada.

capa makalister renton a terça parte da noite

Capa do EP (clique para expandir)

A capa do EP é uma foto tirada por “l0bo da Estepe”, artista plástico de Florianópolis, a foto foi escaneada e posteriormente finalizada por Efieli. Essa capa nos remete a algo sujo e dark. Muito provavelmente esse seja o objetivo da capa, já que segundo o que Makalister contou ao RND, o nome desse lugar é “Bahamas”, um antigo clube do seu bairro, onde havia muitas festas, porém muitas brigas.

 

 

[su_button url=”http://104.248.15.2.br/?p=31461″ target=”blank” style=”3d” background=”#cf4141″ color=”#ffffff” size=”6″ wide=”yes” center=”yes” icon=”icon: download”]Baixe o EP “A Terça Parte da Noite”[/su_button]

Enquanto a equipe do RND escrevia essa matéria, nos divertíamos por ver o Makalister como um artista diferente, ele é tão diferente dos demais que chega a ser engraçado, pois ele tem uma visão tão diferente e abrangente de coisas que são vistas com uma certa normalidade pelos demais. Existem os artistas normais, os bons e os ótimos. Makalister é excelente.

O EP “A Terça Parte da Noite” foi gravado com no estúdio do DaLua, em Campinas. E mixada e masterizada por Rodrigo Locaut, em Guarulhos/SP. O projeto está disponível para download gratuito aqui.

[su_spoiler title=”Lista de músicas” style=”simple” icon=”plus-circle”]

  1. Exercício de Elogio a Mulheres que Amei
  2. A Terça Parte da Noite Não Dormi
  3. A Vida e Suas Voltas Redondas
  4. Amores Perros

[/su_spoiler]