Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Jovem de 13 anos cria canal no Youtube para contar histórias de heróis negros brasileiros

A ideia do projeto “Meus heróis negros brasileiros” surgiu após Pedro Henrique assistir à peça “O topo da montanha”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, em outubro.

Machado de Assis, Zumbi dos Palmares, Besouro do Mangangá. Cada dia de pesquisa sobre heróis negros do passado representa uma nova descoberta para o estudante Pedro Henrique Côrtes, de 13 anos. Morador da Zona Leste de São Paulo, o rapaz, negro, decidiu criar um canal no Youtube (Phcortes) para compartilhar com outras pessoas a história e as lutas desses homens — que, para ele, não têm tanto destaque quanto deveriam.

[ytp_playlist source=”PLGolmRbZ3SNh6PPhos3A8MSBwUrd0yfUC”][su_spacer]

A ideia do projeto “Meus heróis negros brasileiros” surgiu após Pedro Henrique assistir à peça “O topo da montanha”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, em outubro. “Ele me pediu de Dia das Crianças um ingresso para a peça. Era o mais jovem da plateia. Foi muito emocionante. Saiu de lá transformado, e me pediu no dia seguinte as biografias de Malcolm X, Martin Luther King e Nelson Mandela. Falei que conseguiria, mas lembrei a ele que, aqui no Brasil, também temos muitos heróis. Meu filho começou a fazer pesquisas na internet e, então, teve a ideia de fazer vídeos sobre esses homens” conta a mãe do jovem, a turismóloga Egnalda Côrtes.

12375463_1682359152005578_186797577_o

Pedro e sua mãe, Egnalda.

As pesquisas sobre os personagens são feitas com a ajuda da mãe, que fica encarregada de fazer um resumo sobre os heróis. O roteiro fica todo por conta do rapaz, estudante do 8° ano do ensino fundamental, que adapta as histórias a uma linguagem voltada para o público jovem.

 [Leia a matéria completa
no Jornal Extra]

“Sou um jovem negro, e me aborrece a desigualdade social e racial, além de ficar irritado por não ouvir na escola a história das pessoas negras importantes para a história do nosso país”, conta PH ao blog jovem TodaTeen.