Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Mano Brown fala sobre a colaboração com Naldo e critica o “livro de regras” do Hip Hop

Brown se mostrou incomodado com as amarras impostas a ele. “Como o público do Racionais ficou muito careta, muito engessado, tenho que fazer por fora. Não quero quebrar o grupo ou sair dele“.

Lançada no início de novembro, a faixa “Benny e Brown“, do funkeiro Naldo com participação do rapper Mano Brown (Racionais), está prestes a ganhar um clipe. Durante as gravações do vídeo no Rio, o pessoal do jornal O Globo conseguiu trocar uma ideia com os artistas sobre essa colaboração que desgostou a parte ‘conservadora’ do Rap.

De acordo com o jornal, Brown se mostrou incomodado com as amarras impostas a ele. “Como o público do Racionais ficou muito careta, muito engessado, tenho que fazer por fora. Não quero quebrar o grupo ou sair dele“, conta. “Esse Movimento careta não me agrada, Quando comecei a fazer essa porra, fiz para ter liberdade. Não para ser carcereiro de ninguém. Os caras (que criticam) são carcereiros, eu sou ladrão. Pulo o muro e vou embora. Gravei com o Naldo e roubei a brisa deles. Não Sabem nem o que falar” conclui o líder do Racionais Mc’s.

Ao lado de Benny, Brown disse que a parceria foi um movimento planejado. O encontro entre o Rap e Funk começou a ser gerido em 2013, ocasião em que Naldo conseguiu trocar uma ideia com seu ídolo.

[Leia também: Helião, do RZO, rebate as críticas à Mano Brown: “eles não conhecem o cara, ele faz tudo pelo bagulho, mano]

Os músicos também falaram sobre a semelhança dos gêneros — afinal, funk é uma espécie de Miami Bass (estilo de batida de rap) brasileiro  — e concordaram que o Rap e o Funk dividem a mesma árvore genealógica. “O funk é revolucionário. Doa a quem doer” diz Brown, “Tem libertinagem, mas tem liberdade. É uma coisa que o Hip Hop começou a tirar das pessoas. Ao contrário do funk, o Hip-Hop tem uma bíblia de regras que um jovem não aceita. O jovem quer ultrajar. Quando o funk chegou a São Paulo, falei para os rappers: ‘Vocês vão ficar para Trás, estão escrevendo música para a minha avó ouvir“.

“O Hip-Hop tem uma bíblia de regras
que um jovem não aceita.”

Na matéria do jornal O Globo, os artistas também falaram sobre outras particularidades do projeto novo do Naldo e também rasparam no assunto sobre o disco solo do Brown. Leia aqui.