Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Você precisa assistir o documentário "Atrás da Porta", sobre ocupações urbanas

O documentário “Atrás da Porta“, de Vladimir Seixas e Chapolim, é uma obra indispensável para quem deseja adquirir conhecimento sobre ocupação urbana, um tema importantíssimo que todo amante do Rap deveria se informar.

O longa foi filmando em 2010, e mostra o que está em jogo nas ações incisivas de intervenção urbanística que o Estado vem realizando nos últimos anos na cidade do Rio de Janeiro, com foco nas famílias que estão sendo desalojadas e nos movimentos sociais ligados à habitação.

No filme, você pode ver desde entrevista com Defensores Públicos até o absurdo de um caso, que a prefeitura querer retirar os móveis de famílias em um caminhão de lixo, além de inúmeras cenas revoltantes, como no caso de policias agredindo pessoas totalmente indefesas, e emocionantes, como o desabafo de uma pré adolescente perante a represaria policial, dando uma amostram de fatos que a mídia padrão distorce e esconde.

“Através dos moradores de ocupações do centro da cidade, o filme expõe o procedimento autoritário por parte do poder público e como essas ações estão engendradas em uma lógica conjuntural maior. Maior até do que as denúncias feitas pelos próprios moradores. E eles denunciam de maneira bastante articulada.” disse Vladimir em uma entrevista.

A produção conta um pouco da histórias e particularidades de ocupações como Chiquinha Gonzaga, Flor do Asfalto, Manoel Congo, Quilombo das Guerreiras,  Zumbi dos Palmares, Guerreiros do 234, Casarão Azul e Machado de Assis.