Connect with us

Hi, what are you looking for?

Old

Café Com Rap: Resposta ao leitor e parem de falar mal

Me mandaram uma replica em relação a minha coluna, eu resolvi responder na coluna dessa semana, então antes de mais nada, eu resolvi copiar e colar, sem mudar uma virgula.

Me mandaram isso essa semana:
Porra Satisfa Saber Que Vc é De Brasília! #RapNacionalDownload Site Muito Fera!
Só Achei Que Se Mandou Muito Mal Ao Falar Dos ‘Lançamentos De 2013’…(Mais é Sua Opinião Né Man) Isso Que Eu Estou Falando Num é De Mal Não… é Só Pra Vc Dar Uma Analisada Melhor’ Blz Haha’
‘Abraço Brother’

Depois eu perguntei-o onde ele achava que eu mandei mal falando dos lançamentos, então ele me respondeu isso:
“Kkk’ Poxa Nos ‘Três Temores’ Rashid,Projota,Emicida! Mais Ai Como Vc Disse Lá, é Sua Opinião…Mais Eu Não Achei Que Ficou Tão Mau Assim Os CDs Dos Cara Man, Olha Na Pre Venda ‘O Glorioso Retorno…Já Estava Na 1° Posição No Itunes.
Acho Que Nenhum CD Ficou a Dever’….Bem Que Eu Senti Falta De ‘Batidas’ No CD’ Do Emicida, KKkkk’
Blz/? Mais Olha Aquele Som Do ‘Origame’ Que Vc Deixou No Final, Aquele Som é Dos Doido ? Num Canso De Ouvir!”

Agora eu vou responde-lo, o assunto vai ser baseado em Rashid, Emicida e Projota, já que foi nesse ponto que o leitor disse que eu fui mal em expressar minha opinião, vou tentar dar consistência aos meus argumentos passados.

As pessoas acham que eu odeio o Emicida, mas não, pelo contrário, por mais que tenham criado uma mobilização na internet com intuito apenas de insultar, difmar e falar que ele é ruim por que algumas pessoas falaram que ele é ruim (ciclo vicioso). Não faço parte dessa trupe de garotos, eu estou em um nível mais alto, tanto intelectual como de vida.

Eu acompanho o Emicida desde antes ele estourar, falar de Emicida, Projota e Rashid é falar da Na Humilde Crew, é falar de como eu aprendi a ouvir Rap Nacional. DJ Jamaika foi o pilar da minha formação musical dentro do Rap, depois veio Racionais Mc’s, Tribo da Periferia (Look, Viela 17, Vadioslocus, Cirurgia Moral, Tropa de Elite e toda galera do Rap de Brasília), Slim Rimografia, Kamau, Emicida/Projota/Rashid, Anderson Kbessa, Guinn Kadesh. Reparem que eu citei todos esses artistas de maneira cronológica, foi assim, começou com o Dj Jamaika e está terminando em Guinn Kadesh, provavelmente o Guinn Kadesh não vai ser o último da minha lista daqui a 5 anos, vão aparecer novos Rappers que vão aumentar a minha lista, mas hoje ele é o novo artista que mais me desperta o interesse.

O Rap me moldou, esses artistas me moldaram, minha formação musical foi escrita por esses artistas, então eu não posso falar mal do Emicida só por falar por que os outros falam, eu vou falar mal dele “musicalmente”, quando eu observar que há motivos pra critica-lo. Se eu falo mal do Emicida as pessoas acham que sou mais um que apenas fala mal sem motivo algum, mas não é, que isso fique bem claro. Quando eu resolvi criar esse site em 2008, foi para que as pessoas tivessem acesso as músicas de diversos artistas brasileiros, consegui alcançar esse objetivo, com o tempo o site foi crescendo e hoje se transformou nisso tudo que ele é. Antes de mais nada o site é meu, eu que criei, eu que pago todos os meses pra mante-lo no ar, eu que encontrei uma pessoa pra cuidar do site todos os dias (essa pessoa recebe mensalmente um salário), esse dinheiro vem do meu bolso, então não digam que eu não faço as coisas por amor, ou que eu sou vendido, ou que eu não entendo de Rap, por que talvez eu seja um dos maiores conhecedores de Rap do Brasil (vocês não sabem), já ouvi 90% de tudo que foi postado no RND, além de ter visto e ouvido muita coisa que nunca foi postada aqui, então eu sei o que é bom e o que não é. Não sou e nem quero ser o dono da razão, só quero que respeitem a opinião das pessoas, eu respeito o fato de alguns não gostarem do Emicida, por que alguns realmente não gosta por motivos que eu concordo, mas a maioria não gosta por que os outros não gostam e ponto final. E isso não é sobre defender Emicida, por que ele é maior de idade, ele que e defenda por conta própria, a questão é o direito de ter opinião.

Eu tive que falar tudo isso pra poder enfim responder o leitor e mostrar que eu gosto do Rashid, que eu gosto do Projota, que eu gosto do Emicida, por mais que as pessoas falem que eu estou errado por gostar deles, então eu acho que a nova Mixtape do Rashid ficou fraca, quando eu digo fraca eu quero dizer mediana, e mediano não me agrada, eu sempre espero algo no mínimo bom, a gente ouve a mixtape do Rashid e procura por aquela música que a gente vai ouvir e sempre que ouvi-la vamos associar essa música com o CD, mas eu não encontrei essa música. O CD não tem aquela música de grande destaque, mas mesmo sem ter aquela música de destaque ele poderia ter sido bom, mas ele não conseguiu ser uma obra prima igual Non Ducor Duco do Kamau que por mais que não tenha aquela música marcante, tem todas as músicas como um conjunto fantástico.

Eu posso seguir pelo mesmo plano e falar do disco do Emicida e do Projota, mas tudo que eu falei na coluna passada seria dito aqui, então não faz sentido falar mais uma vez sobre, por que eu analisei letra, flow, beat, encarte, etc.

Música da semana: